domingo, 21 de fevereiro de 2010

Seis estrofes sobre o Nirvana de Shankaracharya

 

OM

Não sou mente, inteligência, ego ou chitta. 
Nem ouvidos, nem língua, nem os sentidos do olfato e visão; 
Nem sou o éter, terra, água, fogo ou ar; 
Sou Puro Conhecimento e Bem-Aventurança; 

Sou Shiva! Sou Shiva!  


Não sou nem prana, nem os cinco elementos vitais. 
Nem os sete elementos do corpo, nem as cinco envolturas, 
nem mãos nem pés nem língua, nem órgãos de reprodução e excreção: 
Sou Puro Conhecimento e Bem Aventurança: 

Sou Shiva! Sou Shiva!


Nem aversão, nem apego tenho, nem cobiça nem ilusão. 
Nem sentido do ego ou orgulho tenho, nem Dharma ou Moksha.
Nem desejo da mente nem objetos do desejo. 
Sou Puro Conhecimento e Bem-Aventurança: 

Sou Shiva! Sou Shiva! 


Nem o que faz o certo nem o errado, nem prazer ou dor. 
Nem o mantra, o lugar sagrado, os Vedas, o sacrifício. 
Nem o ato de comer, aquele aque come, nem o alimento: 
Sou Puro Conhecimento e Bem-Aventurança: 

Sou Shiva! Sou Shiva!

Morte ou medo não tenho, nem distinção de casta. 
Nem pai nem mãe, nem mesmo nascimento eu tenho. 
Nem amigo, nem companheiro, nem discípulo nem guru. 
Sou Puro Conhecimento e Bem-Aventurança:

Sou Shiva! Sou Shiva!

Não tenho forma ou imaginação; 
sou o que tudo permeia. 
Em toda parte existo, contudo estou além dos sentidos.
Nem salvação sou, nem qualquer coisa que possa ser conhecida. 
Sou Puro Conhecimento e Bem Aventurança: 

Sou Shiva! Sou Shiva!

Nenhum comentário: