sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A Senda Óctupla - Budismo - Murillo Nunes de Azevedo

A Senda Óctupla - Murillo Nunes de Azevedo *1

No Budismo há um sintético mas profundo ensinamento chamado A Senda Óctupla (arya-astangika-marga*2):

O primeiro estágio ou elo ou degrau dessa Senda é o da COMPREENSÃO CORRETA (samyak-drsti):

Isso quer dizer que nesse primeiro estágio do Conhecer temos de penetrar o problema de todos os ângulos possíveis. A "coisa" - e recebam essa palavra como tudo que possam imaginar - tem de ser observada cuidadosamente, atentamente, ou seja, a doença que o médico tem diante de si, o problema que o engenheiro tem de resolver, a questão que o advogado tem de decidir, o sermão que o sacerdote tem  de fazer, a situação afetiva ou doméstica que temos pela frente. Tudo enfim (...)

(...) O segundo estágio é o do PENSAMENTO CORRETO (samyak-samkalpa):

Algo nasce de nossa mente e que se assemelha a uma fotografia de ótima qualidade quando tirada por um excelente fotógrafo, com boa câmera, luminosidade perfeita, abertura de lente exata e tempo de exposição correto. Têm assim uma imagem mais aproximada daquela realidade que fotografaram.

Estão aptos agora a passar para o terceiro estágio da Senda: o da PALAVRA CORRETA (samyak-vak):

Que pode estimular, curar, inspirar e levar adiante um projeto ousado, seu ou de alguém que o procurou.

Poderão então passar à AÇÃO CORRETA (samyak-karmanta):

O quarto estágio, que é o diagnóstico no caso do médico, o conselho no caso do psicólogo ou psicanalista, ou de uma pessoa amiga que compreendeu o seu problema, ou quanto ao engenheiro, a busca de um projeto para uma obra, ou a inspiração para um artista.

Chegamos ao quinto estágio, o da PROFISSÃO CORRETA (samyak-ajiva):

Aquele trabalho que nos entusiasma e faz felizes, bem como aos outros, pois está de acordo com nosso DHARMA, com a nossa vocação, que muitos nunca descobrem. Então o trabalho se torna um prazer, uma constante alegria. Não há tédio capaz de vencê-lo. Essa tendência está muitas vezes profundamente oculta em nós e em nossos pais, amigos, professores, que nos empurram para atividades que não estão de acordo com nosso perfil psicológico. Deve-se dar ao jovem a oportunidade da escolha, pois é o seu destino que está em jogo. Tentar ir contra a vocação de alguém é um crime terrível que deveria ser punido por lei (...)

(...) O Sexto degrau no estágio é o ESFORÇO CORRETO (samyak-vyayama):

Quando não há sofrimento envolvido na nossa ação, não há cansaço nem aborrecimento, e a obra é realizada com pura alegria (...) (...) Esse estágio aumentará o nosso rendimento pois tudo é feito com amor, dedicação, alegria a brotar de uma maravilhosa criatividade que está infusa em nós e que não pode - infelizmente, na maioria das vezes - se manifestar (...) (...) O esforço correto não desgasta, não cansa o seu autor: pelo contrário, enche-o de alegria por estar sendo um canal para o desabrochar da criação. 

É algo representado  simbolicamente pela flor de Lótus, uma flor maravilhosa que finca as suas raízes no mais denso lodo, na escuridão das águas lamacentas, e procura constantemente a luz do sol que está muito acima dele. E cresce, rompendo a lama, atraída por esse toque sutil da Criação, até que aflora nas águas e começa a desabrochar, a ser verdadeiramente ela mesma, em contato direto com esse sol que é a sua própria razão de Ser (...)

(...) Alcançamos agora o sétimo degrau, o estágio mais importante da Senda Óctupla de que nos fala o Budismo, quando se enfatiza a PLENA ATENÇÃO (samyak-smrti):

A chave de nossa felicidade, de nosso destino,. Infelizmente vivemos envolvidos no ontem e preocupados com o amanhã, esquecidos completamente do AGORA! A Única coisa que existe e é diferente de tudo o mais. ("Todo momento é um novo momento") (...)


E, por fim, o oitavo elo da cadeia de ouro, que trata daquilo que podemos chamar de vários nomes, tais como: CONCENTRAÇÃO CORRETA, ILUMINAÇÂO, INDIVIDUAÇÃO (samyak-samadhi):

É o momento em que o pináculo do nosso Ser é alcançado. É quando nos "eliminamos", ou segundo Carl Gustav Jung, nos tornamos realmente seres humanos (...) 
(...) É somente neste momento, ou na sua aproximação (que é gradativa), que poderemos começar a perceber que o Paraíso é aqui! 


(*1 Reverendo Murillo Nunes de Azevedo, Em: O Paraíso é aqui, Editora Fundação Petrópolis, 1997, pgs 36-40)

(*2 Termos obtidos em: O Despertar da Visão da Sabedoria, Tenzin Gyatso - 14 Dalai Lama, Ed. Teosófica, 1992 - Segundo o Dalai Lama, este Nobre Óctuplo Caminho pode ser organizado em quatro divisões: supressão, reconhecimento, incentivo à confiança e oposição. Assim, a compreensão perfeita rompe as visões errôneas e penetra o vazio, sendo esta a primeira divisão. O exame perfeito auxilia os outros a reconhecer a verdadeira natureza da realidade. Fala, ação e modo de ganhar a vida perfeitos incentivam a confiança, a fim de que também os outros possam praticá-los. Os últimos três fatores da senda, esforço, atenção e serenidade perfeitos, são antagônicos às manchas mentais. Ao praticar-se a Nobre Óctupla Senda com persistência, ingressa-se na Senda do Desenvolvimento (Bhavanamarga), onde as manchas a serem destruídas pelo desenvolvimento da mente são verdadeiramente exterminadas. Quando tal senda tiver-se tornado bastante forte, ao final de sua prática, esta experiência receberá a denominação de "a serenidade assemelhada ao estado adamantino" (vajropama-samadhi). É através desta serenidade que a pessoa ingressa no Vimuktimarga ou Senda da Libertação, tornando-se assim um Arhat *.)


Um comentário:

Anônimo disse...

Muito esclarecedor, EXCELENTE!!!