sábado, 13 de fevereiro de 2010

O Grande Hum

O Grande Hum

Significação simbólica do Grande HUM: 1) O Círculo Culminante se elevando em chama no espaço simboliza Vairoshana, personificando a sabedoria do Darma-Dátu, isto é, a Sabedoria daquele que constituiu o Darma-Caia. 2) O Crescente simboliza Acshóbia, personificando a Sabedoria-Semelhante-ao-Espelho. 3) A porção elevada simboliza Ratna-Sambava, personificando a Sabedoria-de-Igualdade. 4) O Ha (aspirado) simboliza Amitaba personificando a Sabedoria-de-discernimento. 5) O Ha (surdo) como o Signo-Vogal são Amorga-Sidi, personificando a Sabedoria-de-Toda-Perfeição. O HUM compreende, portanto, em seu simbolismo a natureza ou Essência das Cinco Ordens dos Budas de Meditação.

AUM SVÀSTI

O espírito dos Budas dos Três Tempos (presente, passado e futuro), sem excetuar nenhum. Imaculado por tempos infinitos, perfeito e ultrapassando o conceito e a definição. 
A personificação das Cinco Sabedorias, vazia, radiosa e sem impedimento eleva-se ou se manifesta a forma simbólica do HUM, claramente definida e completa em todas as suas partes e funções. Em razão da prática dessa Ioga da Visualização e Espiritualização do HUM os cinco venenos se transformam livremente nas cinco Sabedorias de natureza radiosa e atingindo assim os Quatro Corpos e as Cinco Sabedorias possa o Vajra (Imortalidade do espírito divino) do Coração ser realizado nesta vida mesmo. 

O mantra final: SARVA SIDHI CARISHIANTU

(*Sejam todas as perfeições da Ioga realizadas). 

SUBHAM**

(**Amém) 

(Em: O livro dos mortos tibetano - Lama Kazi Dawa Samdup: Livro V - O sendeiro das cinco sabedorias - Editora Hemus)

 
Mandala dos cinco Budas da Meditação

"A Sabedoria espelho que reflete as nossas percepções e os nossos atos, oferecendo à nossa vista a sua imagem exata. 
A Sabedoria igualitária, que percebe a origem e a unidade fundamental de todas as coisas. 
A Sabedoria discriminativa que através da unidade fundamental, diferencia e classifica as coisas, segundo a sua composição e propriedades particulares. 
A Sabedoria aplicada às ações e que assegura o êxito das atividades. 
A Sabedoria Universal, que penetra toda a esfera dos fenômenos, descobre a real natureza destes, dissipa a ilusão da existência durável de uma essência das formas e da personaliadade."
(Ralopa - séc IX) 

  
O Lótus ou Mandala dos Cinco Dhyány-Buddhas com seus aspectos femininos, qualidades e símbolos, de acordo com os ensinamentos do Bardo Thödol. Em: Fundamentos do Misticismo Tibetano - Lama Anagarika Govinda

O Adi-Buda: Segundo o Mahaiana, o Adi-Buda é o ser primordial que está na origem do Universo. Diferencia-se em cinco Diani-Budas. Os Diani-Budas são, por sua vez, Seres excelsos que se originaram da meditação ou do pensamento concentrado de Adi-Buda. Daí a denominação que significa "Budas da meditação". 
(Textos Sagrados do Tibete)

Nenhum comentário: