segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Leituras 21 - O Mahabharata para crianças! - de Chakravarti Rajagopalachari




Sobre o Autor

Chakravarti Rajagopalachari


Foi uma grande personalidade da vida pública indiana, popularmente conhecido como "Rajaji" ou "C. R.", grande patriota, político astuto, intelectual incisivo e um dos maiores estadistas. Foi amigo íntimo de Mahatma Gandhi e grande batalhador pela liberdade. Prestou grandes serviços à nação como primeiro ministro de Madras, governador da Bengala Ocidental, Ministro da Casa Civil, e o primeiro governador-geral da Índia, e é uma grande referência para a vida contemporânea.
Seus livros como "Marcus Aurelius", "Bhagavad-gita" e "Upanishads" são muito populares. Também, escreveu vários outros como "Ramayana" e "Bhaja Govindam". Mas em seu Mahabharata, ele expressa sua habilidade refinada em contar histórias com a moral aplicada aos tempos modernos. As histórias foram escritas originalmente em Tamil, e traduzidas para o inglês na maior parte pelo próprio Rajaji, que conseguiu preservar a beleza e o espírito da grande obra original num inglês agradável e simples.
A primeira edição em inglês do Mahabharata de Chakravarti Rajagopalachari foi em 1950 em Madras, Índia. Ele dividiu a obra em 106 histórias (capítulos). Sua intenção era contar as histórias para as crianças poderem apreciar.
Chakravarti Rajagopalachari deixou este mundo em 1972 com 94 anos de idade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá William! Seu site é um grande achado! Parabéns pela coleção de matérias!
Namaste
André

William D. Sversutti disse...

Agradecido André, seja bem vindo!