terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O Sendeiro Supremo do Discípulo - Ioga Tibetana - 3 - As vinte e oito categorias de preceitos de Ioga - 18

 XVIII - Os dez embaraços causados por si mesmo.

1) Estabelecer-se na vida familiar sem meios de existência, é causar problemas a si mesmo.
2) Viver uma vida francamente má e ignorar a Doutrina, é causar a si mesmo uma contrariedade como o faria um louco saltando de um precipício.
3) Viver hipocritamente é causar a si mesmo uma complicação semelhante à que se causaria uma pessoa colocando veneno em sua própria comida.
4) Não ter firmeza de espírito e entretanto tentar agir como chefe de monastério é causar-se problemas como o faria uma velhinha fraca que tentase guardar um rebanho.
5) Consagrar-se inteiramente a ambições egoístas e não lutar pelo bem dos outros é causar-se um mal como o faria um cego que se perdesse num deserto.
6) Empreender tarefas difíceis sem ter a possibilidade de cumpri-las, é causar a si mesmo um mal como o faria um homem enfraquecido tentando carregar uma carga pesada.
7) Transgredir os preceitos do Buda ou de um santo guru por orgulho e satisfação de si, é causar a si mesmo um desgosto como o faria um rei seguindo uma política pervertida.
8) Perder seu tempo flanando em cidades e vilarejos em lugar de se consagrar à meditação é se causar uma contrariedade como o faz um cervo descendo ao vale em lugar de permanecer nas montanhas.
9) Estar absorvido na perseguição das coisas do mundo, em lugar de procurar desenvolver a Divina Sabedoria, é causar a si mesmo um desgosto como o provocaria a si uma águia quebrando uma asa.
10) Apropriar-se sem escrúpulo das oferendas que foram destinadas ao Guru ou à Trindade, é causar a si mesmo um aborrecimento como o faria uma criança engolindo carvões ardentes.

Estes são os dez embaraços causados por si mesmo.

Nenhum comentário: