sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O Sendeiro Supremo do Discípulo - Ioga Tibetana - 3 - As vinte e oito categorias de preceitos de Ioga - 9

IX - As dez incitações

1) Refletindo na dificuldade de obter um corpo humano dotado e livre, possas ser incitado a uma vida religiosa.
2) Refletindo acerca da morte e a impermanência da vida, possas ser incitado a viver piedosamente.
3) Refletindo acerca da natureza irrevogável dos resultados que se elevam inevitavelmente das ações, possas ser incitado a evitar a impiedade e o mal.
4) Refletindo acerca dos males da existência na ronda de existências sucessivas, possas ser incitado a buscar a Emancipação, a Libertação.
5) Refletindo nas misérias que sofrem todos os seres animados, possas ser incitado a atingir a libertação pela iluminação do espírito.
6) Refletindo acerca da perversidade e a natureza ilusória do espirito de todo ser animado, possas ser incitado a escutar e meditar a doutrina.
7) Refletindo acerca da dificuldade de desenraizar os conceitos errôneos, possas ser incitado a perseverar na busca da emancipação.
8) Refletindo acerca da predominância das tendências más nesta Cáli Iuga, possas ser incitado a procurar antídoto na Doutrina.
9) Refletindo acerca da multiplicidade dos infortúnios nesta idade das trevas, possas ser incitado a perseverar na busca da emancipação.
10) Refletindo acerca da inutilidade do desperdício sem objetivo de nossa vida, possas ser incitado a diligenciar no avanço no Sendeiro.

Tais são as dez incitações.

Nenhum comentário: