sábado, 13 de fevereiro de 2010

O Sendeiro Supremo do Discípulo - Ioga Tibetana - 3 - As vinte e oito categorias de preceitos de Ioga - 13

XIII - As treze falhas lamentáveis:

1) Se, tendo nascido como ser humano, não se presta atenção à Santa Doutrina, assemelha-se a um homem que volta de mãos vazias de uma terra rica em pedras preciosas; é uma falha lamentável.
2) Se, tendo passado o umbral da Ordem Santa, retorna-se à vida de chefe de família, assemelha-se a uma borboleta mergulhando na chama do candeeiro; é uma falha lamentável.
3) Viver junto a um sábio e permanecer na ignorância é como um homem morrendo de sede às margens de um lago; é uma falha lamentável.
4) Conhecer os princípios de moral e não aplicá-los na cura das paixões obscurecedoras, é ser como um homem doente carregando uma bolsa plena de medicamentos sem empregá-los; é uma falha lamentável.
5) Pregar a Religião e não praticá-la, é ser como um papagaio que recita uma prece; é uma falha lamentável.
6) Dar como esmolas e caridade coisas obtidas por roubo, trapaça ou dolo, é fazer como um raio caindo sobre a superfície d´água; é uma falha lamentável.
7) Oferecer às divindades carne, matando seres animados, é como se oferecesse a uma mãe, a carne de seu próprio filho; é uma falha lamentável.
8) Exercer a paciência para fins puramente egoístas, em lugar de prestar serviços aos demais, é ser como um gato exercitando sua paciência a fim de matar um rato, é uma falha lamentável.
9) Cumprir ações meritóricas com a única finalidade de obter glória e louvores do mundo é como trocar Cintâmani (a Pedra Mística) que realiza os desejos por excrementos de cabra; é uma falha lamentável.
10) Se, após ter ouvido muito da Doutrina, mantém-se uma natureza desarmoniosa, é-se como um médico mantendo uma moléstia crônica é uma falha lastimável.
11) Ser sábio de preceitos mas ignorante nas experiências espirituais que advém de sua aplicação, é como ser um homem rico que perdeu a chave de seu tesouro.
12) Tentar explicar aos demais doutrinas sobre as quais não tem maestria completa é agir como um cego liderando outros cegos; é uma falha lastimável.
13) Tomar as experiências resultantes de um primeiro estágio de meditação por aquelas do estado final é ser como um homem que confunde o cobre com o ouro; é uma falha lastimável.

Essas são as treze falhas lamentáveis.

Nenhum comentário: