segunda-feira, 16 de julho de 2012

Da caridade - Espírita


A caridade é a lei suprema do Cristo: "Amai-vos uns aos outros como irmãos; - amai ao vosso próximo como a vós mesmos; - perdoai aos vossos inimigos; - não façais aos outros o que não quereríeis que vos fizessem". Tudo isto se resume na palavra Caridade.
A caridade não consiste apenas na esmola. Há caridade por pensamentos, palavras e obras. 
É caridoso por pensamentos aquele que é indulgente para com as faltas dos eu próximo; 
caridoso por palavras o que nada diz que possa prejudicar ao seu próximo; 
caridoso por obras quem, na medida de suas forças, assiste seu próximo.
O pobre que reparte o seu pedaço de pão com um outro mais pobre do que ele é mais caridoso e tem mais méritos aos olhos de Deus do que aquele que dá do que lhe sobra, sem de nada se privar.
Quem quer que nutra contra seu próximo sentimentos de animosidade, de ódio, de ciúme e de rancor, falta à caridade; mente, se se diz cristão e ofende à Deus.
Homens de todas as castas, de todas as cores, sois todos irmãos, porquanto Deus a todos vos chama a si. Estendei-vos, pois, as mãos, seja qual for a maneira por que o adoreis, e não vos lanceis anátema uns aos outros, visto que o anátema é a violação da lei de caridade proclamada pelo Cristo.
Com o egoísmo, os homens vivem em luta perpétua; com a caridade viverão em paz. 
Só a caridade, servindo de base às suas instituições, lhes assegurará a felicidade neste mundo. 
Segundo as palavras do Cristo, só ela também lhes pode assegurar a felicidade, porque encerra implicitamente todas as virtudes que os podem conduzir à perfeição. 
Com a verdadeira caridade, tal como a ensinou e praticou Jesus, nem ciúme, nem maledicência, nem apego exagerado aos bens deste mundo. 
Eis por que o Espiritismo cristão tem por máxima: "Fora da caridade não há salvação".

Allan Kardek - Máximas extraídas dos ensinos dos espíritos - 55-60

Um comentário:

hora do crepúsculo disse...

tava lendo sobre isso ontem no evangelho.. =):"o egoísmo (...) Que cada um, pois, coloque todos os seus cuidados para o combater em si, porque esse monstro devorador de todas as inteligências, esse filho do orgulho, é a fonte de todas as misérias deste mundo. É a negação da caridade, e por conseguinte, o maior obstáculo à felicidade dos homens." (Emmanuel, 1861)