domingo, 28 de março de 2010

O Sendeiro Supremo do Discípulo - Ioga Tibetana - 3 - As vinte e oito categorias de preceitos de Ioga - 21

XXI - Os dez graves erros

1) Para um devoto religioso, seguir um charlatão hipócrita em lugar de um guru que pratica a Doutrina é um grave erro.
2) Para um devoto religioso, a aplicação às vãs ciências do mundo, antes que á pesquisa do ensinamento secreto escolhido pelos grandes sábios, é um grave erro.
3) Para um devoto religioso, fazer planos a longo prazo como se fosse estabelecer residência permanente neste mundo, em lugar de viver como se cada dia fosse o último que tivesse a viver, é um grave erro.
4) Para um devoto religioso, pregar a Doutrina à multidão, antes de ter percebido a verdade, em lugar de meditar sobre ela, e experimentar sua verdade, na solidão, é um grave erro.
5) Para um devoto religioso, acumular riquezas como um avarento em lugar de oferecê-las à religião e à caridade, é um grave erro.
6) Para um devoto religioso, permitir que seu corpo, sua palavra e seu pensamento chegue à vergonha da libertinagem, em lugar de observar escrupulosamente seus votos de pureza e castidade, é um grave erro.
7) Para um devoto religioso, passar a vida entre as esperanças e os temores do mundo em lugar de ganhar a compreensão da Realidade, é um grave erro.
8) Para um devoto religioso, a tentativa de mudar aos outros em lugar de reformar a si mesmo, é um grave erro.
9) Para um devoto religioso, a luta para obter poderes temporais em lugar de cultivar seus próprios poderes espirituais, é um grave erro.
10) Para um devoto religioso, ser preguiçoso e indiferente em lugar de perseverar, quando todas as circunstâncias favoráveis para o progresso espiritual estão reunidas, é um grave erro.

Estes são os dez graves erros.

Nenhum comentário: