segunda-feira, 22 de março de 2010

Reflexões sobre vegetarianismo - Jesus comia carne?

 Trecho do Evangelho Essênio, cap III (Em Evangelho Essênio da Paz - Edmond Szekely)

 x-x

E era no leito de um rio onde muitos enfermos jejuavam e oravam com os anjos de Deus durante sete dias e sete noites. E grande foi sua recompensa, pois seguiam as palavras de Jesus. E ao acabar o sétimo dia, todas suas dores lhes abandonaram. E quando o sol se levantou sobre o horizonte da terra, viram que Jesus vinha até eles desde a montanha, com o esplendor do sol nascente ao redor de sua cabeça.
“A paz esteja convosco”
E eles não disseram uma palavra, senão que somente se prostraram ante ele e tocaram o bordão de sua vestidura em agradecimento por sua cura. “Não me deis as graças a mim, senão à vossa Mãe Terrestre, a qual vos enviou seus anjos da cura. Ide, e não pequeis mais, para que nunca volteis a conhecer a enfermidade. E deixai que os anjos da cura sejam vossos guardiões.”
Porém eles lhe contestaram: “Aonde iremos, Mestre? Pois em ti estão as palavras da vida eterna. Diz-nos quais são os pecados que devemos evitar, para que nunca mais conheçamos a enfermidade.”
Jesus respondeu: “Assim seja segundo vossa fé”, e se sentou entre eles dizendo: Foi dito àqueles dos tempos antigos: “Honra a teu Pai Celestial e a tua Mãe Terrestre e cumpre seus mandamentos, para que seus dias sejam numerosos sobre a terra.” E logo se lhes disse o seguinte mandamento: “Não matarás”, pois Deus dá a todos a vida e o que Deus dá não deve o homem arrebatar. Pois em verdade vos digo que de uma mesma Mãe se procede quanto vive sobre a terra. Portanto quem mata, mata a seu irmão. E dele se afastará a Mãe Terrestre e retirará seus valores vivificadores. E se apartarão dele seus anjos e Satã terá sua morada em seu corpo. E a carne dos animais mortos em seu corpo se converterá em sua própria tumba. Pois em verdade vos digo que quem mata, mata a si mesmo, e quem come a carne de animais mortos come do corpo da morte. Pois cada gota de seu sangue se mescla com a sua e o envenena; sua respiração é um fedor; sua carne se enche de furúnculos; seus ossos se convertem em gesso; seus intestinos se enchem de decomposição; seus olhos se enchem de crostas; e seus ouvidos, de ceras. E sua morte será a sua própria. Pois somente no serviço de vosso Pai Celestial são vossas dívidas de sete anos perdoadas em sete dias. Enquanto que Satã não os perdoa nada e deveis pagar-lhe tudo. Olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, vida por vida, morte por morte. Pois o custo do pecado é a morte. Não mateis, nem comais a carne de vossa inocente presa, não seja que vos convertais em escravos de Satã. Pois esse é o caminho dos sofrimentos e conduz à morte. Senão fazei a vontade de Deus, de modo que seus anjos os sirvam, no caminho da vida. Obedecei, portanto, as palavras de Deus:
Vede, vos hei dado toda erva que leva semente sobre a face de toda a terra, e toda árvore, na qual há o fruto de uma semente, que dará a árvore. Este será vosso alimento. E a todo animal da terra, e a toda ave do céu, e a todo o que se arrasta sobre a terra, onde se encontra o alento da vida, dou toda erva verde como alimento. Também o leite de tudo que se move e que vive sobre a terra será vosso alimento. Assim como a eles lhes hei dado toda erva verde, assim dou a vós o seu leite. Porém não comais a carne, nem o sangue que a aviva. E em verdade demandarei vosso sangue que brota com força, e em vosso sangue é que se encontra vossa alma. Demandarei todos os animais assassinados e as almas de todos os homens assassinados. Pois eu o Senhor, eu, Deus, sou um Deus forte e zeloso, castigando a iniqüidade dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta gerações daqueles que me odeiam, e mostrando misericórdia aos milhares daqueles que me amam e cumprem meus mandamentos. Ama ao Senhor teu Deus com todo coração, com toda tua alma e com todas tuas forças; este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é este: “Ama a teu próximo como a ti mesmo.” Não há mandamento maior que estes.
E após essas palavras, todos permaneceram em silêncio, exceto um que disse: “Que devo fazer, Mestre, se vejo que uma besta selvagem ataca a meu irmão, em um bosque? Devo deixar perecer meu irmão ou matar a besta selvagem? Não transgrediria assim a lei?”
E Jesus lhe respondeu: “Foi dito àqueles dos antigos tempos: “Todos os animais que se movem sobre a terra, todos os peixes do mar e todas as aves do céu hão sido postas sobre vosso poder.” Em verdade vos digo que de todas as criaturas que vivem sobre a terra, só o homem deus criou à sua imagem. Por isso, os animais são para o homem, e não o homem para os animais. Não transgredirás, portanto, a lei se matas o animal selvagem para salvar a seu irmão. Pois em verdade lhe digo que o homem é mais que o animal. Porém quem mata o animal sem causa alguma, sem que este lhe ataque, pelo desejo de matar, ou por sua carne, ou porque se oculta, ou até mesmo por suas presas, malvada é a ação que comete, pois ele mesmo se converte em besta selvagem. E portanto seu fim há de ser também como o fim dos animais selvagens.”
E outro disse então: “Moisés, o maior de Israel, consentiu a nossos antepassados comer a carne de animais limpos, e só lhes proibiu a carne dos animais impuros. Por que, então, nos proíbes a carne de todos os animais? Que lei vem de Deus, a de Moisés ou a tua?”
E Jesus respondeu: “Deus disse, através de Moisés, dez mandamentos a vossos antepassados. “Estes mandamentos são rigorosos”, disseram vossos antepassados e não puderam cumpri-los. Quando Moisés viu isto, teve compaixão de sua gente e não quis que se perdessem. Em verdade vos digo que se vossos antepassados houvessem sido capazes de seguir os dez mandamentos de Deus, Moisés não haveria tido nunca necessidade de seus dez vezes dez mandamentos. Pois aquele cujos pés são fortes como a montanha de Sião não necessita muletas; enquanto que aquele cujos membros fraquejam chega mais longe com muletas que sem elas. E Moisés disse ao Senhor: “Meu coração está cheio de tristeza, pois meu povo se perderá. Porque não têm conhecimento, nem são capazes de compreender teus mandamentos. São como filhos pequenos que não podem entender ainda as palavras de seu pai. Consente, Senhor, que lhes dê outras leis, para que não se percam. Se eles não podem estar contigo, Senhor, que ao menos não estejam contra ti; que possam manter-se a si mesmos, e quando for chegado o momento e estejam maduros para tuas palavras, revela-lhes tuas leis.” Por isso quebrou Moisés as duas tábuas de pedra onde estavam escritos os dez mandamentos, e lhes disse em seu lugar dez vezes dez. E destas dez vezes dez, os escribas e os fariseus têm feito cem vezes dez mandamentos. E têm colocado insuportáveis cargas sobre vossos ombros que nem eles mesmos agüentam. Pois quanto mais próximos de Deus estão, menos necessitamos de mandamentos, e quanto mais longes se encontram de Deus, mais necessitamos então. Por isso inumeráveis são as leis dos escribas, sete as leis do Filho do Homem, três as dos anjos, e uma a de Deus.
“Por isso somente lhes ensino as leis que podeis compreender, para que convertais em homens e sigais as sete leis do Filho do Homem. Então lhes revelarão também os anjos suas leis, para o Espírito Santo de Deus desça sobre vós e vos guie até sua lei”.
E todos estavam assombrados com sua sabedoria, e lhe pediam: “Continua, Mestre, e nos ensina todas as leis que podemos receber.”
E Jesus continuou: “Deus ordenou a vossos antepassados: “Não matarás”. Porém seus corações estavam endurecidos e mataram. Então, Moisés desejou que pelo menos não matassem homens, e lhes permitiu matar os animais. E então o coração de vossos antepassados se endureceu mais ainda, e mataram homens e animais por igual. Mas eu vos digo: Não mateis nem a homens nem a animais, nem sequer o alimento que levais à vossa boca. Pois se comeis alimento vivo, o mesmo vos vivificará; porém se matais vosso alimento, a comida morta vos matará também. Pois a vida vem só da vida, e da morte vem sempre a morte. Porque tudo que mata vossos alimentos, mata também vossos corpos. E tudo quanto mata vossos corpos mata também vossas almas. E vossos corpos se convertem no que são vossos alimentos, como são vossos espíritos, se convertem no que são vossos pensamentos. Portanto, não comais nada que o fogo, o gelo o a água tenham destruído. Pois os alimentos queimados, congelados ou decompostos queimarão, gelarão e corromperão também vosso corpo. Não sejais como o louco agricultor que semeou em seu campo sementes cozidas, congeladas e decompostas e chegou o outono e seus campos não deram nada. E grande foi sua aflição. Senão, sede como como aquele agricultor, que semeou em seu campo semente viva, e cujo campo deu espigas vivas de trigo, pagando-lhe cem vezes mais pelas sementes que plantou. Pois em verdade vos digo, vivei só do fogo da vida, e não prepareis vossos alimentos com o fogo da morte, que mata vossos alimentos, vossos corpos e também vossas almas.”
“Mestre, onde se encontrar o fogo da vida?”, perguntaram alguns deles.
“Em vós, em vosso sangue e em vossos corpos”. “E o fogo da morte?”, perguntaram outros. “É o fogo que arde fora de vosso corpo, que é mais quente que vosso sangue. Com esse fogo de morte cozinhais vosso alimento em vossas hortas e em vossos campos. Em verdade vos digo que o mesmo fogo destrói vosso alimento e vossos campos, como o fogo da maldade que destrói vossos pensamentos e destrói vossos espíritos. Pois vosso corpo é o que comeis, e vosso espírito o que pensais. Não comais nada, portanto, que haja morto um fogo mais forte que o fogo da vida. Preparai, pois, e comei todas as frutas das árvores, todas as ervas dos campos e todo leite dos animais bom para se comer. Pois todas estas coisas o fogo da vida já nutriu e maturou, todas são dons dos anjos de vossa Mãe Terrestre. Mas não comais nada a que só o fogo da morte tenha dado sabor, pois tal é de Satã.”
“Como deveríamos cozer sem fogo o pão de cada dia, Mestre?”, perguntaram alguns com desconcerto.
Deixai que os anjos de Deus preparem vosso pão. Umedecei vosso trigo para que o anjo da água o penetre. Colocai-o então ao ar, para que o anjo do ar o abrace também. E deixai-o da manhã à tarde abaixo do sol, para que o anjo da luz do sol desça sobre ele. E a bênção dos três anjos fará com que o gérmen da vida brote em vosso trigo. Triturai então em migalhas e fazei finas fatias, como fizeram vossos antepassados quando partiram do Egito, terra da escravidão. Ponde-as de novo sob o sol e, quando este estiver no seu ponto mais alto no céu, virai-lhes ao contrário para que o anjo da luz do sol as abrace também pelo outro lado, e deixai-os assim até que o sol se ponha. Pois os anjos da água, do ar e da luz do sol alimentaram e maturaram o trigo no campo, e eles devem igualmente preparar também vosso pão. E o mesmo sol que, com o fogo da vida, fez com que o trigo crescesse e maturasse, deve cozer vosso pão com o mesmo fogo. Pois o
fogo do sol dá vida ao trigo, ao pão e ao corpo. Porém o fogo da morte mata o trigo, o pão e o corpo. E os anjos vivos do Deus Vivo somente servem a homens vivos, Pois deus é o Deus do vivo e não Deus do morto.
“Comei, pois, sempre da mesa de Deus: os frutos das árvores, o grão das ervas do campo, o leite dos animais e o mel das abelhas. Pois tudo mais além disso é de Satã e pelos caminhos do pecado e da enfermidade conduz até a morte. Enquanto que os alimentos que comeis da abundante mesa de Deus dão fortaleza e juventude a vosso corpo, e nunca conhecereis a enfermidade. Pois a mesa de Deus alimentou a Matusalém, o velho, e em verdade vos digo que se viverdes como ele viveu, também o Deus do vivo vos dará uma larga vida sobre a terra como a dele.”
“Pois em verdade vos digo que o Deus do vivo é mais rico que todos os ricos da terra, e sua abundante mesa é mais rica que a mais rica das mesas de festa de todos os ricos da Terra. Comei, pois, durante toda vossa vida na mesa de nossa Mãe Terrestre, e nunca conhecereis a necessidade. E quando comerdes em sua mesa, comei tudo tal como se faz na mesa da Mãe Terrestre. Não cozinheis nem mescleis todas as coisas umas com as outras, ou vossos intestinos se converterão em lodaçais fumegantes. Pois em verdade vos digo que isto é abominável aos olhos do Senhor.”
“E não sejais como o servente avarento que comia sempre a ração de outros. E a tudo devorava e mesclava em sua gula. E vendo aquilo, seu senhor se encolerizou e lhe expulsou da mesa. E quando todos acabaram sua comida, mesclou quanto restou na mesa e chamou ao servente guloso, e lhe disse: “Toma e come isso junto aos porcos, pois teu lugar está entre eles, e não em minha mesa.”
“Tende-o em conta portanto, e não profaneis com todo tipo de abominações o templo de vossos corpos. Contentai-vos com dois ou três tipos de alimentos, que sempre encontrareis na mesa de nossa Mãe Terrestre. E não desejeis devorar tudo quanto verdes ao seu redor.
Pois em verdade vos digo que se misturais em vosso corpos todos tipo de alimento, então cessará a paz em vosso corpo e se desatará em vós uma guerra interminável. E se aniquilará vosso corpo como as hortas dos reinos que, divididos entre si, asseguram sua própria destruição. Pois vosso Deus é o Deus da paz, e nunca ajuda a divisão. Não levanteis, pois, contra vós, a cólera de Deus, para que ele não vá expulsar-vos de sua
mesa e não vos vejais obrigados a ir à mesa de Satã, onde o fogo dos pecados, da enfermidade e da morte corromperá vossos corpos.”
E quando comerdes, não comais até não poder mais. Fugi das tentações de Satã e escutai a voz dos anjos de Deus. Pois Satã e seu poder os tentarão sempre a que comais mais e mais. Porém, vivei pelo espírito e resisti aos desejos do corpo. E que vosso jejum compraza sempre aos anjos de Deus. Assim que tomardes conta de quanto haveis comido, quando vos sentis saciados, comei sempre menos de uma terceira parte disso.
“Que o peso de vosso alimento diário não seja menor que o de uma mina, porém vigiai que não exceda de duas. Então vos servirão sempre os anjos de Deus, e nunca caireis na escravidão de Satã e de suas enfermidades. Não obstaculizeis as obras dos anjos em vosso corpo, comendo pouco, muitas vezes ao dia. Pois em verdade vos digo que, quem come mais de dez vezes diárias faz a obra de Satã. E os anjos de Deus abandonam seu corpo e rapidamente Satã toma conta dele. Comei tão somente quando o sol esteja no mais alto dos céus, e de novo quando se ponha. E nunca conhecereis a enfermidade, pois isso encontrará aprovação aos olhos do Senhor. E se desejais que os anjos se comprazam em vosso corpo e que Satã vos evite de longe, sentai então uma só vez ao dia à mesa de Deus.
E então serão numerosos vossos dias sobre a terra, pois isto é grato aos olhos do Senhor. Comei sempre quando seja servida ante vós a mesa de Deus, e comei sempre daquilo que encontrardes sobre a mesa de Deus. Pois em verdade, vos digo que Deus sabe bem o que vosso corpo necessita, e quando o necessita.”
“Com a chegada do mês de Iyar comei cevada; com o mês de Sivan comei trigo, a mais perfeita das ervas que dão semente. E que vosso pão de cada dia seja feito de trigo, para que o senhor cuide de vossos corpos. Com o mês de Tammuz comei a uva ácida, para que vosso corpo desnutra e Satã o abandone. No mês de Elul, recorrei à uva, para que seu sumo vos sirva de bebida. No mês de Marcheshvan recorrei à uva doce, atenuada e seca pelo anjo da luz do sol, para que aumente vossos corpos e que os anjos do Senhor morem
neles. Deveis comer os figos cheios de sumo nos meses de Abib e de Shebat, e os que sobrem que o anjo da Luz do Sol vo-los guarde. Comei-os com os frutos durante todos os meses em que as árvores dão frutos. E as ervas que brotam depois da chuva, comei-as durante o mês de Thebet, para purificar vosso sangue de todos vossos pecados. E no mesmo mês começai também a beber o leite de vossos animais, pois para eles deu o Senhor as ervas dos campos, para que eles alimentassem ao homem com seu leite. Pois em verdade, vos digo que felizes são aqueles que comem só na mesa de Deus, e renunciam a todas as abominações de Satã.
Não comais alimentos impuros, trazidos de países longínquos, senão que comei sempre quanto produzirem vossas árvores. Pois vosso Deus sabe bem o que vos é necessário, e onde e quando. E ele dá a todos o que pode, de todos os reinos os alimentos melhores para cada um deles.(?) Não comais como os pagãos, que abarrotam com pressa, profanando seus corpos com todo tipo de abominações."

Nenhum comentário: