domingo, 31 de janeiro de 2010

O Sendeiro Supremo do Discípulo - Ioga Tibetana - 1

O Sendeiro Supremo do Discípulo

Compilado por Dvagpo-Lharjê, sucessor de Milarepa, 1052 -1135, tendo aparecido pela metade do século XII. Lhargê, natural da província de Dvagpo, no Tibete Oriental, viveu ao que parece, de 1077 a 1052. É conhecido como Grande Guru Gampopa, considerado reencarnação do rei Srong-Tsan-Gampo. Autor de numerosos tratados de filosofia do Mahamudra, e as doutrinas da escola Kargyüpta. Em 1150 fundou o monastério de T´sru-lca. O outro discipulo mais importante de Milarepa foi Rechung
-Dorjê- Tagpá, que escreveu a famosa biografia de Milarepa, intitulada em Tibetano, "Jetsüm Kabhum", mas que preferiu passar a vida em recolhimento completo.
Eis a linhagem dos Guru, e sua sucessão: 

O primeiro Guru dos Kargyüpta é Dorjê Chang (Ou, em sânscrito: Vajra-Dhara), o Buda celeste, Arquétipo do Adi-Buda, ou seja, o Buda Primordial. Revelou ao Yogin Tilopa, a filosofia do Mahamudra (O Grande Símbolo), de onde derivam todos os preceitos do Ioga desta obra.

Tilopa viveu na Índia, no meio do século X e seu sucessor foi Naropa, seu discípulo. Após uma reforma, os Kargyüpta separaram-se dos Nigmapa, fundada em 740 por Padmasambhava.

Naropa foi professor de filosofia em Nálanda, no noroeste da Índia, principal centro da ciência da época. Marpa foi seu discípulo, que veio ser chamado no tibete "Marpa, o Tradutor", por ter feito numerosas traduções do Sânscrito para o Tibetano. Foi o Primeiro Guru Tibetano dos Kargyüpta. Milarepa, seu principal discípulo sucedeu-o, e depois, Dvagpo-lharjê.

Este livro é copiado por todos os membros da seita  Kargyüpta, como disciplina com discrepâncias desprezíveis, e o ensinamento é sempre mantido.

 
Dorjê Chang
 
 
Tilopa

 
 


As vinte e oito categorias de preceitos do Ioga do Livro do Sendeiro Supremo do Discípulo serão publicadas uma a cada post

AUM SVÀSTI
SARVA SIDHI CARISHIANTU
SUBHAM

Nenhum comentário: