sexta-feira, 16 de julho de 2010

O Sendeiro Supremo do discípulo - Ioga Tibetana 3 - As vinte e oito categorias de preceitos de Ioga - 26

XXVI - As dez virtudes do Santo Darma

1) O fato de terem sido levados ao conhecimento dos homens: Os Dez Atos Pios, as Seis Paramitá, os diversos ensinamentos relativos à Realidade e à Perfeição, as quatro Nobre Verdades, os quatro estágios de Diana, os Quatro Estágios de existência sem forma e os dois Sendeiros Místicos do desenvolvimento espiritual e da libertação, mostra a virtude do Santo Darma.
2) O fato de terem sido desenvolvidos no Samsara, Príncipes e Bramanes espiritualmente iluminados entre os homens, e os quatro grande guardiães, as seis ordens de devas dos paraísos sensoriais, as dezessete ordens de deuses dos mundos sem forma, mostra a virtude do Santo Darma.
3) O fato de terem sido ensinados no mundo aqueles que entraram na corrente, aqueles que retornarão à morte apenas por mais uma vez, aqueles que ultrapassaram a necessidade de uma existência futura: os Arhants, e os Budas tendo a Iluminação pessoal, e os Budas Oniscientes, mostra a virtude do Santo Darma.
4) O fato de que aqueles que atingem a Iluminação Búdica são capazes de voltar a este mundo como encarnações divinas e de trabalhar na liberação da humanidade e de todos seres vivos até o tempo da dissolução física do Universo, mostra a virtude do Santo Darma.
5) O fato de existirem, pela benevolência que engloba todos os Bodisatvas, influências espirituais protetoras que tornam possível a libetação dos homens e de todos os seres, mostra a virtude do Santo Darma,
6) O fato de que se possa experimentar, mesmo nos mundos de existências infelizes, momentos de felicidade resultantes dos pequenos atos de misericórdia feitos quando se estava no mundo humano, mostra a virtude do Santo Darma.
7) O fato de que homens tendo vidas pesadamente carregadas tenham renunciado à vida mundana e se tornado homens dignos da veneração do mundo, mostra a virtude do Santo Darma.
8) O fato de que homens cujo pesado e mau karma havia condenado a sofrimentos infindáveis após sua morte, tenham se orientado para a vida religiosa e alcançado o Nirvana, mostra a virtude do Santo Darma.
9) O fato de que tendo simplesmente fé ou meditando sobre a Doutrina, ou simplesmente dando a roupa de um Bíkshu, seja razão para que se torne digno de respeito e veneração, mostra a virtude do Santo Darma.
10) O fato de que qualquer um, mesmo depois de ter abandonado toda posse do mundo, aderido à vida religiosa, deixado o estado de chefe de família, tendo se abrigado num eremitério retirado, seja procurado e dotado de todas as necessidades da vida, mostra a virtude do Santo Darma.

Nenhum comentário: