sábado, 17 de julho de 2010

Hino à Glória do Absoluto - Abhinavagupta

Abhinavagupta (68 d.C.)

Hino à Glória do Absoluto

Com um pensamento idêntico a Ti, em meu coração presto homenagem ao Senhor Bairava,* refúgio de quem não tem Senhor. Feito de Consciência Única, Infinita, sem origem, impregna a diversidade dos seres móveis e imóveis.

Ó Grande Soberano! Pela energia de Tua graça, este universo inteiro parece-me doravante, como idêntico a Ti. Tu és eternamente meu próprio Eu; assim, a totalidade das coisas é para mim idêntica ao Eu.

Em Ti, Senhor, meu próprio Eu, que tudo penetras, o medo da transmigração não mais tem razão de ser mesmo quando subsistisse uma multidão de atividades forjando terrores, enganos e intoleráveis dores!

Ó exterminador! Não deita sobre mim este olhar carregado de cólera aterrorizante; sobre mim cuja adoração e contemplação do Senhor conferem imutável firmeza; sobre mim que sou idêntico à energia de Bairava - o temível!

Como as espessas trevas são dispersas pelos raios de Tua Consciência quando Te aproximas, Senhor! Jamais temerei as ações demoníacas do exterminador, de Iama, nem da morte; louvor a Ti.!

Eu, a própria realidade do conjunto dos objetos contemplados enquanto raios da verdadeira Consciência manifesta, é em Ti que estou apaziguado, em Ti, o Eu cumulado profusamente pelo supremo néctar de tudo.

Ó Senhor, quando o estado de impureza dispensador de tormentos excessivos entra no campo de meu pensamento, nesse preciso instante surge de mim a chuva do supremo néctar que celebra o louvor de Tua unicidade.

Se, ó Shiva, ascese, banhos, votos, dons, quebram o tormento da existência, a feliz lembrança de Tua revelação expande no coração uma vaga de felicidade.

Ó senhor Bairava, esta minha Consciência dança, canta, rejubila-se intensamente, pois desde que tomou posse de Ti, o Bem-Amado, o cumprimento do sacrifício único, aquele da igualdade, tão árduo para os outros, lhe é fácil.


Abhinavagupta (68 d.C.)




Ver: 

- Os Quinze versos de despertar” – Bodhapañcadaśikā em: http://www.om.pro.br/blog/?p=414http://www.om.pro.br/blog/?p=433 de Abhinavagupta
- O livro Tantraloka de Abhinavagupta em espanhol: Tantraloka
- Breve biografia: http://www.hinduwebsite.com/hinduism/concepts/abhinavagupta.asp

Nenhum comentário: