I - As dez causas de desgosto
O discípulo buscando a Libertação e a Onisciência do Estado de Buda deve antes meditar acerca destas dez coisas que são causa de desgosto:
1 - Tendo obtido um corpo humano livre e bem dotado, o que é difícil, seria causa de desgosto despender em vão esta vida.
2 - Tendo obtido esse corpo humano puro, livre, bem dotado e difícil de obter, seria causa de desgosto morrer como irreligioso e prenhe de cuidados mundanos.
3 - Esta vida humana no Cáli Iuga sendo tão breve e incerta, seria causa de desgosto desgastá-la persiguindo objetivos e pesquisas mundanos.
4 - Se o próprio espírito, sendo da natureza do Dharma Caia Incriado seria causa de desgosto deixá-lo soçobrar no pântano de ilusões do mundo.
5 - O santo GURU, sendo o guia no sendeiro, seria causa de desgosto ser dele separado antes de atingir a iluminação.
6 - A confiança religiosa e os votos formados constituindo o meio que conduz à emancipação, seria causa de desgosto se fossem fadados ao fracasso pela força incontrolável das paixões.
7 - A Perfeita Sabedoria, tendo sido encontrada em si mesmo pela virtude da graça do GURU, seria causa de desgosto dissipá-la na selva da mundanidade.
8 - Vender tal como mercadoria a sublime doutrina dos sábios, seria causa de desgosto.
9 - Sendo todos os seres nossos parentes benfazejos, seria causa de desgosto ter aversão por eles e assim condená-los ou abandonar a um deles.
10 - A flor da juventude, sendo um período do desenvolvimento do corpo, da palavra e do espírito, seria causa de desgosto despendê-la na indiferença vulgar.
Tais são as causas de desgosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário