domingo, 16 de maio de 2010

O Sendeiro Supremo do Discípulo - Ioga Tibetana - 3 - As vinte e oito categorias de preceitos de Ioga - 22

XXII - As dez coisas necessárias:

1) Depois do início da carreira religiosa deve-se ter uma tão profunda aversão pela sucessão contínua das mortes e dos nascimentos que se deve desejar escapar dela como um cervo do cativeiro.
2) A coisa necessária que vem a seguir é a perseverança tão completa que não se lamente perder a vida em busca da iluminação, do mesmo modo que um pai de família que trabalha no campo não se desgosta de seu trabalho, ainda que tenha de morrer amanhã.
3) A terceira coisa necessária é ter o espírito alegre como o de um homem que cumpriu uma grande ação.
4) Deve-se compreender que, como um homem perigosamente ferido por uma flecha, não se deve perder um momento do tempo que passa.
5) Deve-se ter a capacidade de fixar o espírito num pensamento único, como faz a mãe que perdeu seu único filho.
6) Uma coisa necessária é compreender que não há necessidade de fazer seja lá o que for, como o guardião de um rebanho, cujo gado foi levado pelas tropas inimigas, compreende que nada pode fazer para reavê-lo.
7) É de necessidade primordial desejar a Doutrina, como um homem esfaimado deseja bom alimento.
8) Deve-se ter confiança na própria capacidade mental como um homem forte tem confiança em sua força para conservar uma pedra preciosa que encontrou.
9) Deve-se desmascarar a ilusão do dualismo como se faz com a mentira do mentiroso.
10) Deve-se ter confiança "Naquilo que é" como um corvo cansado, diante da costa tem confiança no mastro do navio em que repousa.

Estas são as dez coisas necessárias.

Nenhum comentário: