quinta-feira, 3 de março de 2011

Sabedoria Egípcia - A Energia Celeste e as Estrelas

A Energia celeste

Ó você, que se encontra no oceano de energia,
Nas vizinhanças do céu,
Prepare a Barca para que eu chegue ao país da Luz
(Textos dos sarcófagos)

Eu sou o deus grande,
Vindo à existência por mim mesmo.
Quem ém ele?
A energia.
O oceano de energia primordial,
O pai dos deuses
(Tumba da rainha Nefertari)

Eu sou o Sul,
Eu sou o Norte,
Eu sou o Leste,
Eu sou o Oeste,
Eu sou o Senhor do Universo.
Eu saí do oceano de energia primordial ao mesmo tempo que a luz divina.
(Livro segundo das respirações)

Eu sou um seguidor da luz divina,
Alguém que tomou posse do céu.
Eu vim a ti, Râ, meu pai, Luz divina.
Eu percorri o espaço luminoso,
Eu invoquei a Grande (o céu)
Eu fiz a viagem do Verbo,
Cruzei em solidão as trevas
 que se encontram no caminho da luz divina.
Tomei posse do céu

Livro para sair à Luz, Capítulo 131


As estrelas

Eu subirei ao espaço luminoso,
Eu atravessarei o espírito da Terrra,
Eu caminharei na Luz
Eu atingirei a Estrela
(Texto dos Sarcófagos, capítulo 545)

Possa tu subir,
Possas tu te elevar em direção ao céu sob a forma de uma grande estrela que está no meio do Oriente. (Textos das Pirâmides)

Tu és, sem dúvida, esta estrela posta no mundo pelo Ocidente e não hás de perecer

(Texto dos sarcófagos)


O rosto do ressurecto está aberto.
Ele vê o senhor do país da Luz quando ele percorre o firmamento.
Ele o faz aparecer como o deus grande,
Senhor da eternidade,
Estrela imperecível.
(Texto dos sarcófagos, cap. 788)

Eu me rejubilei, porque me fizeram tocar o céu.
Minha cabeça varou o firmamento,
Eu arranhei o ventre das esrtrelas.
Eu atingi a suprema alegria,
De modo que brilhei como uma estrela,
E dancei como uma constelação.
(Tumba de Sarenput)

Eu subi como uma andorinha
E voei como um falcão.
Eu fui levado em direção ao lugar em que se encontra a justiça, E voei em direção aos bem-aventurados em forma de andorinha.
As andorinhas são as estrelas imperecíveis
Que dão ao Faraó a árvore da vida de que elas vivem.
(Texto das pirâmides 1770a, Texto dos sarcófagos, cap. 205)

Nenhum comentário: