segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Sabedoria Egípcia - O coração 2

O coração

Quando coração e língua não falham, o homem é capaz de dirigir sua vida (Ankh-Sheshonq)

O coração do homem é um dom de Deus. Guarda-te de negligenciá-lo (Amenemope)

Não dissocies teu coração de tua língua. Assim todas as tuas empresas chegarão a bom termo (Amenemope)

Segue teu coração por todo o tempo que viveres sobre a terra. E faz, de cada dia, um dia perfeito. (estela - Museu Britânico 37984

Mantém a firmeza do coração. Fortalece teu coração. Não conduzas o navio com tua língua. Embora a língua do homem possa tornar-se o leme do barco, É o senhor da totalidade que deve ser seu piloto. (Amenemope)

Foi meu coração que me incitou a realizar meu dever, seguindo o que me orienta. Ele é para mim, uma testemunha excelente. Eu não transgrido suas diretivas, Eu temo faltar a suas ordens. Se já gozei de grande prosperidade, é graças a suas orientações. Seguindo seus ensinamentos, eu fui impecável. Uma palavra divina é um coração dentro de cada corpo. (Urkunden IV, 974. 1-9)

Coração de minha mãe, coração de meu ser, não testemunhes contra mim, não te oponhas a mim diante do tribunal (do além); tu és a força criadora que existe em meu corpo, o criador que sustenta meus membros (Livro para sair à luz, cap. 30)

É mais agradável (a Deus) o caráter de um justo que a oferenda de um boi feita por aquele que pratica a iniquidade. (merikarê)

Presta atenção a minhas palavras: Torna-te competente em todo o trabalho. e faz de teu coração uma barragem contra a qual toda onda se quebrará. (Amon-Nakht)

(Livro: A sabedoria viva do antigo Egito - Christian Jacq)

Nenhum comentário: